sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Cesare: veni, vidi, vici



O agora renovado escritor italiano Cesare Battisti se disse “aliviado” a respeito da aprovação de concessão de asilo político ao qual foi submetido, por intermédio do lúcido ministro da Justiça Tarso Genro.

Nosso irresponsável presidente, à imprensa internacional, igualmente afrontou a Constituição e o Estado de direito italiano, ao dizer: "Precisamos aprender a respeitar as decisões soberanas de cada país. Pode até não concordar, mas tem que respeitar".

Battisi foi condenado à prisão perpétua na década de 70, após assassinatos e comportamento cúmplice em desfechos semelhantes, quando ligado ao grupo clandestino “Proletários Armados pelo Comunismo” (PAC). Em uma dessas articulações, foi explodido um trem em Bolonha, resultando na morte de centenas de civis.

Alguns especialistas em Direito estão perplexos com a leitura equivocada de Genro sobre o caso. O Ministro desvaloriza a decisão do Estado Italiano por entender que está amparado pelas “leis de exceção”. Contudo, confunde-as com as emergenciais, as quais acarretam nas tão discutíveis reformas administrativas. Se tal entendimento fosse correto, a legislação brasileira, tão modificada em virtude da escalada do crime organizado, teria sido alterada com base nas “leis de exceção”? Não compete a Genro, um mero Ministro da Justiça, cassar, desconsiderar ou caracterizar como nula a decisão da Justiça italiana.

Só consigo enxergar a existência de uma esquerda saudosista e atrasada, pela razão de um dos advogados de Battisti ser Luiz Eduardo Greenhalgh – político vinculado ao PT, ex-vice-prefeito de São Paulo na administração de Luiza Erundina e envolvido com Daniel Dantas, suspeito de tráfico de influências – além da atual gestão italiana ser coordenada pelo conservador, fascista, Silvio Berlusconi.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rapaz, tô tentando entender qual é a desse asilo. A priori discordo dessa postura do nosso governo, mas, pela natureza da minha formação, tenho sempre um pé atrás com situações que aparentemente são de fácil julgamento.

Meu sites são:
http://recortesemdomenor.blogspot.com/

e,

http://letrasnoexilio.blogspot.com/